ACOMPANHE A DESCARACTERIZAÇÃO

Descaracterização:

Na Mineração Morro do Ipê, nosso compromisso com o meio ambiente e a comunidade guia cada passo, promovendo ações responsáveis e sustentáveis para garantir um futuro mais seguro e harmonioso para todos. E por isso, iniciamos o processo de descaracterização de uma de nossas barragens – a B2 Tico-Tico, localizada no município de Igarapé.

O que é a descaracterização de uma barragem?

A descaracterização é o processo de desativação definitiva de uma barragem de mineração, garantindo que ela não represente mais riscos ao meio ambiente e à segurança das pessoas. Isso significa que a estrutura perde completamente suas características de barragem​.

O processo envolve quatro etapas principais:

  1. Avaliação geotécnica: Identificação do estado atual da barragem e elaboração de um plano detalhado para sua desativação segura, aprovado por órgãos reguladores competentes, como ANM, MPMG e FEAM.
  2. Remoção dos rejeitos: Esvaziamento do reservatório, remoção dos rejeitos e estabilização das ombreiras.
  3. Recuperação ambiental: Restauração da vegetação e estabilização do solo da área afetada.
  4. Monitoramento: A área será monitorada para garantir que não haja impactos ambientais remanescentes.

Por que estamos descaracterizando a barragem?

Em cumprimento à Lei nº 23.291, de 25/02/2019, que estabelece a política estadual de segurança de barragens, somos obrigados a promover a descaracterização de barragens inativas de contenção de rejeitos que utilizaram o método de alteamento a montante​.

Para onde vão os rejeitos?

Os rejeitos serão dispostos a seco, sem água, em áreas controladas geotecnica e ambientalmente. Essas áreas, chamadas de PDER (Pilhas de Estéreis e Rejeitos), são projetadas para garantir maior segurança e integração com o meio ambiente.

O processo é seguro?

Sim. A segurança é nossa prioridade durante todo o processo de descaracterização. Contamos com declarações de estabilidade emitidas por empresas especializadas e essas declarações confirmam que o estado atual da barragem e suas estruturas são estáveis e adequadas para a execução da descaracterização​.

Quando começamos e quando terminamos?

O processo de descaracterização da barragem B2 Tico-Tico começou em julho de 2024 e a conclusão está prevista para o ano de 2027​.

Quer acompanhar o processo, mês a mês, da eliminação definitiva da barragem? Confira o nosso reporte mensal.

Acesse os relatórios
técnicos trimestrais

Relatório técnico trimestral de acompanhamento da descaracterização de Barragem de Rejeitos de Mineração.